A bichectomia atualmente é procurada por quem busca efeitos estéticos; e tem aplicação terapêutica nos casos de bruxismo

 A técnica consiste na remoção da "Bola de Bichat", uma porção de gordura, que vai da região próxima aos olhos até as bochechas. Foto: iStockA função da "Bola de Bichat" é permitir que o bebê execute corretamente o movimento de sucção durante a amamentação. Foto: Thinkstock PhotosA bichectomia diminui a força do músculo e as patologias nessa região. Foto: iStockNos casos de bruxismo, a bichectomia pode ser combinada aplicação de botox. Foto: iStockA bichectomia é  um procedimento cirúrgico  simples  com acesso pela cavidade intra oral. Foto: iStockQuando realizada por um cirurgião-dentista, o procedimento dura de 30 a 40 minutos. Foto: iStockDurante o período pós-operatório, o paciente ficará com o rosto inchado e sofrerá com limitação para abrir a boca. Foto: Thinkstock PhotosPara reduzir o inchaço, o dentista pode aplicar a fita de kinésio. Foto: iStockBastante usada por atletas durante as Olimpíadas do Rio, na face do paciente para evitar a formação de edemas e o inchaço. Foto: iStock


A bichectomia caiu na boca do povo graças aos famosos que não perdem uma novidade para parecerem sempre mais magros. A técnica consiste na remoção da "Bola de Bichat", uma porção de gordura, que vai da região próxima aos olhos até as bochechas.  

A função da "Bola de Bichat", segundo Caio Vinícius G. Roman-Torres (CRO-SP 58.164), professor da especialização em Bichectomia, da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), permitir que o bebê execute corretamente o movimento de sucção durante a amamentação. A "Bola de Bichat", porém, não "engorda", nem "emagrece" conforme nos desenvolvemos ao longo dos anos.

"Ela não muda com o decorrer da vida e varia entre 9g e 10g em sua totalidade. Ela é diferente da gordura subcutânea, que fica sob a pele - a bola de Bichat fica estática para o resto da vida", explica Caio.

A aplicação terapêutica da bichectomia é conhecida há vários anos e se aplica a pacientes que sofrem de bruxismo e têm o hábito de morder as bochechas durante o sono causando lesões, que podem se agravar com o tempo. "A bichectomia diminui a força do músculo e as patologias nessa região. Nos casos de bruxismo, a bichectomia pode ser combinada aplicação de botox".

A técnica é contraindicada para pacientes acima de 35 anos e com histórico de doenças sistêmicas.

Como é realizada a bichectomia

"A bichectomia é  um procedimento cirúrgico  simples  com acesso pela cavidade intra oral onde, por meio de uma incisão  de 1 a 2 cm, remove-se uma bola de gordura encapsulada diferente das outras gorduras do corpo chamada 'Bola de  Bichat'.  Como este volume está  logo abaixo das maçãs  do rosto , removendo se ela teremos um afinamento do rosto e diminuição  do volume interno da bochecha", explica Simone de Lucas (CRO-SP) nb   56 333), cirurgiã-dentista.

Quando realizada por um cirurgião-dentista, o procedimento dura de 30 a 40 minutos e requer apenas a aplicação de anestesia local.

Durante o período pós-operatório, o paciente ficará com o rosto inchado e sofrerá com limitação para abrir a boca. Para reduzir o inchaço, o dentista pode aplicar a fita de kinésio, bastante usada por atletas durante as Olimpíadas do Rio, na face do paciente para evitar a formação de edemas e o inchaço. Há casos, porém, em que é recomendado o uso de drenagem linfática para facilitar o processo de recuperação.

Beleza pura

Caio conta que o procedimento com objetivos estéticos começou a ser buscado por pacientes que passavam por um processo acelerado de emagrecimento devido à cirurgia bariátrica, mas continuavam com o rosto com o formato antigo. Hoje a técnica é aplicada por quem deseja afinar o rosto. Entre os famosos que já realizaram a cirurgia podemos destacar as atrizes Angelina Jolie, Mila Kunis e Jennifer Aniston, o cantor Buchecha, e a ex-BBB Nathália Cassola.