Saiba quais são as causas e se elas indicam problemas bucais que requerem tratamento para manter o seu sorriso sempre saudável

A ingestão excessiva de flúor do nascimento até os cinco anos de idade podem causar manchas brancas
Thinkstock
A ingestão excessiva de flúor do nascimento até os cinco anos de idade podem causar manchas brancas

Manchas esbranquiçadas nos dentes comprometem, principalmente, a estética do sorriso, mas também podem ser o indicativo de um grave problema bucal: a cárie.  Conheça as diferenças entre os dois tipos de manchas e como elas podem ser removidas para o bem do seu sorriso. 

Leia também: Gengiva inchada e com pus pode indicar um abscesso dentário

A ingestão excessiva de flúor do nascimento até os cinco anos de idade podem causar manchas brancas nos dentes . As manchas surgem esbranquiçadas e podem adquirir tons amarronzados se o consumo de flúor for muito elevado nessa fase. Porém, além dos efeitos estéticos, não haverá prejuízo à saúde bucal.

Há o risco de que os dentes permanentes também tenham manchas em decorrência da fluorose porque sua formação começa ainda nos primeiros anos da criança.

A condição é causada pelo excesso de flúor ingerido pela criança. Nesse caso, é importante levar a criança ao dentista e checar com o pediatra se ele está recebendo alguma suplementação de flúor por meio de medicação, por exemplo.

Um cuidado importante com os pequenos de até cinco anos é que a escovação seja acompanhada por um adulto. Isso se justifica para que os responsáveis possam se certificar da quantidade adequada de creme dental e de que eles conseguiram cuspir completamente os restos de creme dental decorrentes da higienização, evitando assim que eles engulam o creme com flúor.

Leia também: Café, vinho e açaí podem manchar os seus dentes; saiba como combater o problema

É importante lembrar que os cremes dentais infantis já contêm as quantidades adequadas de flúor ou há também os não fluoretados – o seu dentista poderá indicar a melhor opção para os seus filhos.

Cáries podem causar manchas brancas nos dentes

Há outra razão para o surgimento das manchas brancas: “A lesão de cárie inicial, que se manifesta com uma mancha branca na superfície do esmalte e já requer cuidados do paciente e visita ao cirurgião dentista”, explica a implantodontista Michelle De Franco Rodrigues (CRO-SP 96.470).

As manchas brancas podem ser removidas dos dentes

Não existem técnicas caseiras para a remoção das manchas brancas dos dentes. “Procedimentos caseiros representam um risco para a saúde dos dentes e gengivas dos pacientes. Há técnicas de microabrasão no caso de manchas de fluorose e técnicas de remineralização do esmalte realizadas pelo cirurgião-dentista [para eliminar as manchas]”, explica Michelle.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.