Conheça os alimentos que têm poder de manchar os dentes; saiba como continuar a degustá-los, mantendo o seu sorriso bonito e saudável

Café, açaí, beterraba e vinho e outros alimentos ricos em corantes podem pigmentar os dentes
iStock
Café, açaí, beterraba e vinho e outros alimentos ricos em corantes podem pigmentar os dentes

Nós somos o que comemos, diz a célebre frase. Mas, nem por isso precisamos levar nos dentes as marcas dos alimentos que consumimos. Para que o seu sorriso possa sempre emitir a imagem da sua felicidade (e não o raio-x da sua dieta), confira as nossas dicas.

Leia também: Implante guiado por computador recupera sorriso com conforto e em menos tempo

Primeiro é preciso destacar que um dente manchado não é o mesmo que um dente amarelado. Os alimentos transferem sua pigmentação aos dentes . O amarelado é resultado do envelhecimento da dentina e do consumo de tabaco ou narguillé.

O que faz com que um alimento tenha o poder de alterar a cor do dente é o fato de ele ser muito ácido, caso das frutas cítricas e bebidas alcoólicas, ou possuir uma grande quantidade de pigmentos naturais.

Embora café, vinho e açaí estejam no topo da lista dos alimentos com alto poder de pigmentação, há outros menos famosos que também podem com o tempo alterar o tom branco dos dentes.

Esses alimentos mancham os dentes também:

· Condimentos como mostarda, ketchup, páprica e açafrão;

· Molho shoyu;

· Beterraba;

· Refrigerante de cola;

· Chá;

· Suco de uva;

· Chocolate.

As manchas nos dentes irão sair?

Segundo o implantodontista Fernando Ferraz de Andrade (CRO-SP 85.843), manchas causadas por alimentos muito pigmentados podem danificar os dentes de forma definitiva se a pessoa não realizar uma limpeza com dentista a

O tártaro também facilita a manchar os dentes

O tártaro acontece quando a placa bacteriana não é removida durante a higienização diária e se calcifica, geralmente, próximo às gengivas.  Se não for removido por um dentista, o tártaro inflama a gengiva, causando a gengivite. Não bastasse isso, ele é “um forte aderente a manchas”, explica Fernando. 

Tomar café com leite minimiza o efeito de pigmentar do café

Alguns cuidados ajudam a diminuir o impacto do consumo de alimentos que mancham os dentes. E sim, tomar café com leite é um deles. “O leite dilui mais a concentração de café, então, os pigmentos que são prejudiciais acabam ficando em menor quantidade na bebida”, explica a periodontista Michelle De Franco Rodrigues (CRO-SP 96.470), da rede Sorridents.

Incluir o morango na sua dieta também ajuda a remover manchas dos dentes causadas por outros alimentos. A explicação é que o morango é rico em ácido málico, um adstringente natural, que ajuda a eliminar a coloração que ainda não se fixou de forma definitiva ao esmalte dental.

Leia também: Sensibilidade nos dentes tem cura

E, capriche na higiene bucal! “É possível continuar ingerindo alimentos que podem pigmentar os dentes, é necessário que seja realizada uma ótima higiene oral com escova macia, fio dental e técnicas recomendadas pelo cirurgião dentista. Além disso uma profilaxia e aplicação de flúor deve ser realizada no intervalo indicado para cada paciente de acordo com a recomendação do cirurgião dentista” recomenda Michelle.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.