A gente te ajuda a cumprir suas resoluções de ano novo e oferecemos algumas sugestões para que o seu 2018 seja repleto de motivos para sorrir

Uma famosa rede de televisão tinha uma mensagem de final de ano que recomendava que os telespectadores tentassem, inventassem e fizessem, de fato, um ano novo diferente. O segredo para que as resoluções de ano novo saiam do papel é escolher aquelas que realmente fazem sentido para você e traçar prazos para realizá-las.

Vale até escalonar a meta em diferentes etapas para conseguir.  Quem pensa em emagrecer pode começar caminhando três vezes por semana e um mês depois evoluir para caminhadas diárias ou intercaladas com aulas de dança à noite e assim por diante.

A gente selecionou 17 pequenos gestos que podem lhe ajudar a ter mais qualidade de vida e sorrir muito mais nesse ano que se anuncia.

Beba água – os especialistas indicam pelo menos 2 litros por dia e você verá que não é difícil. Troque o refrigerante por água. Ande com uma garrafinha por onde for. Levante-se no meio do expediente e vá até o bebedouro reabastecer o seu copo – é uma oportunidade para desestressar um pouco, cumprimentar os colegas e trocar ideias;

Mexa-se – vale descer um ou dois pontos de ônibus antes de casa ou do trabalho e fazer uma pequena caminhada até lá; use mais as escadas em vez do elevador; encaixe o treino no horário de pico do trânsito. O importante é deixar o sedentarismo em 2017! Você vai melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória, o tônus muscular e até o seu humor.

Dê o primeiro passo – ligue para as pessoas queridas com quem você há muito não fala e as convide para sair; não importa quem deixou de ligar ou escrever e sim o bem que a companhia deles faz para você.

Ponha música para tocar em vez de ligar a TV – a música distrai menos e motiva mais.

Abandone um hábito ruim – todo mundo tem várias coisas que gostaria de superar, mas para começar vale se empenhar em apenas um, vale deixar de fumar, comer menos besteiras entre as refeições, ou deixar de roer as unhas.

Comece um diário ou um caderno de receitas – vale anotar reflexões, coisas pelas quais você foi grato durante o dia, ou as melhores receitas que vale repetir ou indicar aos amigos.

Use protetor solar – sim, use o protetor inclusive nos dias nublados. O rosto e os lábios também precisam ser protegidos dos raios UV-A e UV-B – hoje o mercado tem várias opções de hidratantes faciais e labiais que já contam com o fator de proteção solar.

Faça um check-up odontológico a cada seis meses – esse cuidado é importante para que o dentista possa identificar no início eventuais problemas bucais como cáries ou gengivite e nos dar dicas de como melhorarmos a nossa higiene bucal diária;

Use fio dental diariamente – ele irá ajudar a complementar a sua higiene bucal, removendo os restos de alimentos que teimam em não sair com a escovação e é garantia de um sorriso ainda mais bonito.  

Reduza a quantidade de carboidratos e açúcar na sua alimentação - eles são uma delícia, mas comê-los com moderação vai lhe ajudar a fazer as pazes com a balança e deixar os seus dentes ainda mais bonitos.

Seja gentil – elogiar um amigo; não retribuir uma frase atravessada com outra de igual calibre; e se colocar no lugar do outro são pequenas atitudes que fazem o dia de todos muito mais leve.

Verifique os fatos antes de julgar – acreditar e espalhar boatos não faz bem a você nem ao próximo; hoje com as redes sociais, o estrago é maior: as chamadas “Fake News” (notícias falsas) se baseiam em boatos para prejudicar a imagem de algumas pessoas (principalmente de famosos e políticos) e alavancar a audiência de sites com o seu clique. Quando algo parecer bom demais pra ser verdade, vale a pena checar antes de compartilhar ou emitir sua opinião;

Troque o “fazer mais” por “fazer o seu melhor” – respeite o seu ritmo e não tente abraçar muitas tarefas ao mesmo tempo, em vez disso, escolha algumas e se aplique nelas.

Viva de acordo com um orçamento realista – estabelecer uma meta de gastos condizente com os seus ganhos é fundamental para não criar dívidas que podem comprometer sua renda futura e sua tranquilidade.

Se você teve um dia ruim, relaxe! Amanhã é outro dia – não se esqueça dessa verdade simples, amanhã é um dia cheio de possibilidades para você tentar novamente e, melhor, com mais chances de sucesso - afinal, você terá o conhecimento adquirido nas tentativas anteriores.

Faça algo que você nunca fez antes – aprenda a falar mandarim, a andar de patins ou viaje para conhecer um ponto turístico do seu estado do qual todo mundo fala. O importante é incluir uma experiência completamente inédita ao seu repertório;

Leia mais – não precisa ser uma meta insana como quatro livros por semana; basta começar com dez páginas por dia de algum livro que você vinha namorando, mas nunca tinha tempo para ler.  Em trinta dias, você terá lido 300 páginas, ou seja, terá completado um livro de tamanho médio. Ficou bem mais fácil agora, né?

Tem outras ideias ou criou um método seu para realizar suas resoluções para 2018? Conte para gente!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.