A maior empresa de e-commerce da China desenvolveu um sistema de identificação para pagamentos que usa o seu sorriso

Você já parou para pensar em quanto vale o seu sorriso? Na ponta do lápis, devem entrar a importância do seu bem-estar, de comunicar empatia com o outro, de como o sorriso realça a beleza do rosto, etc. Não tem preço certo? Mas, na China o seu sorriso está em vias de se tornar uma importante forma de pagamento.

Infográfico: veja os alimentos mais indicados para manter a saúde bucal em dia

Um sorriso bonito também pode pagar as suas contas; você sabia?
Thinkstock/Getty Images
Um sorriso bonito também pode pagar as suas contas; você sabia?

No país asiático, agora os comerciantes poderão aceitar dinheiro, cartão, cheque e o seu sorriso .  A novidade foi criada pelo Alipay, sistema criado pela gigante Alibaba, para pagamentos eletrônicos e se baseia na biometria facial.

O serviço opera ainda de forma inicial e se chama “Smile to Pay”. O usuário faz as compras em um restaurante, na cidade de Hangzhou, da rede KFC de fast food por meio de um totem e escolhe a opção “escaneamento facial” como forma de pagamento.  O sistema ainda pede que o consumidor informe o número do celular como uma forma extra de verificação da identidade.

Leia também: Diastema e o eterno dilema: fechar ou não fechar?

"Enquanto o Smile to Pay oferece conveniência para usuários como nunca antes, sempre colocamos a segurança no núcleo dessa tecnologia", disse Jidong Chen, diretor de tecnologia de identificação biométrica da Ant Financial, empresa desenvolvedora do “Smile to Pay”.

Um novo sistema foi desenvolvido para evitar fraudes pela equipe de Chen: "Evitamos isso combinando software e hardware, ligando algoritmos sofisticados que analisam sombras, entre outros itens, para identificar se é mesmo uma pessoa com a câmera 3D. Podemos evitar a falsificação biométrica". A solução encontrada avalia se diante do totem se encontra uma pessoa, ou se se trata de uma representação em foto, ou vídeo, por exemplo.

A tecnologia começou a ser desenvolvida em 2015 pela Alibaba, mas ainda não há perspectiva de quando ela será expandida para outras lojas ou de quando ela deverá chegar ao Brasil.

Leia também: Perda de dente pode ser resolvida rapidamente pelo dentista

Para quem está cansado de decorar senhas variadas ou mesmo não quer carregar vários cartões, a simpática nova forma de pagamento deve ter uma acolhida bastante entusiasmada – afinal, sorriso para pagar, no mínimo, vai gerar uma experiência bem mais divertida nas compras.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.