Não é só o chocolate que têm o poder de levantar o nosso humor, aveia, pimenta e mel também deixam o estresse pra trás

Os alimentos têm o poder de transformar o nosso humor, ou seja, de mudar um semblante carrancudo para um belo sorriso. Quando pensamos em quais alimentos têm essa qualidade os primeiros que vêm à mente são doces ou alimentos mais gordurosos como um prato de lasanha ou um suculento hambúrguer. Mas há outros, mais saudáveis, que mantém o nosso bem-estar em alta por muito mais tempo sem pesar, seja na consciência, ou na balança.

Diastema e o eterno dilema: fechar ou não fechar?

Saiba os alimentos saudáveis que vão proteger o seu sorriso
shutterstock
Saiba os alimentos saudáveis que vão proteger o seu sorriso

Antes de buscar consolo em um apetitoso brigadeiro, é importante lembrar que o estresse e o mau humor podem ser resultado da falta de alguns nutrientes essenciais ao nosso organismo, como as vitaminas do complexo B (disponíveis em peixes e castanhas), ácido fólico (brócolis e feijão carioca) e vitamina C (presentes nas frutas cítricas, por exemplo).

Algumas gostosuras dão prazer na hora, mas comprometem a saúde no médio e longo prazo. “Eles podem causar uma falsa sensação de saciedade e, se consumidos em excesso, podem causar ansiedade”, explica Mônica Galvão, nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva.

 “O consumo de açúcar, cafeína e bebidas alcoólicas afeta diretamente o estresse. Sendo muito estimulantes, inicialmente, parecem promover uma sensação de bem estar, mas é momentânea e logo apresenta efeito rebote, afetando equilíbrio emocional”, explica Denise Real, nutricionista especialista em nutrição funcional.

“A ingestão de alimentos ricos em gordura (frituras, óleos, salgadinhos, etc.) acarreta malefícios a todo sistema circulatório, retarda a digestão e afeta o nível de transmissão neurológica, alterando o humor e podendo deixar o individuo indisposto”, analisa Denise.

Perda de dente pode ser resolvida rapidamente pelo dentista

E quem perde a fome em momentos de estresse, sofre com efeitos colaterais indesejados porque o jejum prolongado reduz os níveis de glicose no cérebro, podendo provocar dores de cabeça, afetar a disposição e comprometer o bom humor.

Conheça os alimentos do bem que te colocam pra cima, segundo Mônica:

1.    AVEIA: cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.

2.    ESPINAFRE: o potássio e o ácido fólico auxiliam no combate à depressão. O magnésio, o folato e as vitaminas A e C estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

3.    LARANJA: o poder da vitamina C, do cálcio e do complexo B estimulam o funcionamento do sistema nervoso. O cálcio é eficiente no combate ao estresse e no relaxamento muscular. A fruta ainda hidrata e previne a fadiga.

4.    GRÃO-DE-BICO: a leguminosa é cheia do aminoácido triptofano, uma maravilha para a produção de serotonina, que traz sensações agradáveis, como felicidade e bem-estar;

5.    CHOCOLATE: é fonte de triptofano, teobromina (tem efeito estimulante como a cafeína) e magnésio (melhora o mau humor). Também possui minerais importantes como cobre, manganês e magnésio – nutrientes que ficam em falta no período pré-menstrual. Mas deve ser consumido com moderação, pois é um alimento rico em gorduras, prefira as opções com 70 a 90% de cacau;

6.    PIMENTA: leva à sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido) que estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfinas. As mais adequadas para melhorar o humor são a pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta;

7.    OVO: conta com a tiamina, niacina, ácido fólico e acetilcolina. A carência da acetilcolina pode causar apatia, tensão e até perda da memória;

8.    MEL: é um ótimo alimento energético porque contém açúcares que são facilmente absorvidos pelo organismo. Além disso, possui alguns minerais como o potássio, que tem ação antidepressiva, e o cálcio, que ajuda a acalmar os ânimos. Mas, não deve ser consumido por diabéticos;

9.    LEITE: possui vitaminas do complexo B, cálcio e proteínas que aliviam a tensão. Mantém a taxa de glicemia, diminuindo a fadiga. Também é uma boa fonte de triptofano;

Alimentação é fonte de sorriso
LINCON ZARBIETTI
Alimentação é fonte de sorriso

10. BANANA: cheia de vitamina B6, fornece energia e, graças aos carboidratos, potássio, magnésio e biotina, ajuda a diminuir a ansiedade e a garantir um sono tranquilo. De acordo com pesquisas do Food and Nutrition Research Institute, das Filipinas, a banana ajudaria no combate ao mau humor, pois estimula o organismo a fabricar serotonina.

11. ÓLEOS VEGETAIS: fonte de vitamina E, que traz benefícios contra os sintomas emocionais da TPM.

12. UVAS: melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonoides e carboidratos.

13. PEIXES: são boas fontes de ômega 3, uma gordura saudável que está envolvida na prevenção de algumas doenças psiquiátricas, tais como depressão e demência. A sua fração DHA (ácido docosahexaenóico) faz parte das membranas cerebrais e sua deficiência pode levar a menor renovação dessas membranas, acelerando o envelhecimento cerebral.

14. ALFACE: o talo contém lactucina, uma substância de ação calmante, também é rica em folato, cuja falta pode causar sintomas de depressão, confusão mental e cansaço. Um estudo da Universidade Harvard indicou que a salada de alface consumida diariamente diminuiria a agressividade.

Infográfico: veja os alimentos mais indicados para manter a saúde bucal em dia

15. FRUTOS DO MAR: dois minerais presentes na comida que vêm do mar podem mudar o funcionamento cerebral e o estado de espírito. O zinco estimula a atenção e a memória. O selênio pode evitar a depressão.

16. CARNE: seus aminoácidos fazem o cérebro trabalhar melhor, também contribui com o ferro, mineral que, em níveis baixos, deixa a pessoa apática e triste, com falta de concentração e desanimada. Deve-se dar preferencia a carnes magras e sem gordura.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.