Sorrir não custa nada e melhora nosso sistema imunológico, alivia o estresse e abre portas

O sorriso é uma das formas de comunicação mais características do ser humano. Bebês esboçam sorrisos antes de mesmo de ser entender por gente, literalmente. É como se eles nascessem sabendo que criar empatia com outros seres humanos é fundamental para viver em sociedade.  Nesta reportagem a gente te conta todos os benefícios do sorriso para os relacionamentos e para a saúde, além de te dar dicas para reconhecer um sorriso genuíno. 

Leia também: Para causar uma boa impressão, vista o seu melhor sorriso

As pessoas são altamente sintonizadas com as emoções positivas dos outros
undefined
As pessoas são altamente sintonizadas com as emoções positivas dos outros

"O sorriso é a expressão mais utilizada no planeta e tem várias funções sociais. A gente não sorri apenas por estar feliz, mas para estabelecer conexões, para se desculpar, para impressionar alguém, para seduzir, quando nos sentimos envergonhados e queremos restaurar a relação ", explica a psicóloga Jéssica Rossi Evangelista, da clínica Acacis.

O sorriso verdadeiro é a expressão autêntica de felicidade, satisfação e alegria e dura, no máximo 4s, segundo Jéssica. Tanta alegria faz com que 17 músculos sejam envolvidos na operação, por isso faz sentido dizer que alguém "sorri com os olhos".

Leia também: socorro! O que tem na minha escova de dente?

 "Dizemos que há um sorriso falso porque ele não expressa essa felicidade genuína e sim outras funções sociais.  Esse sorriso é diferente mesmo: ele é um pouco mais longo do que o espontâneo e praticamente não envolve outros músculos além daqueles da boca", descreve a psicóloga .

Não economize sorrisos

Se colocarmos na ponta do lápis, os benefícios de um sorriso são mesmo muitos:

·          auxilia o bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais;

·          beneficia os sistemas respiratório, cardiovasculares e imunológicos;

·          elimina a tensão do corpo porque trabalhamos 17 músculos durante o ato de sorrir;

·          em casos de doenças graves, o sorriso consegue alterar o bem-estar emocional da pessoa;

·          o sorriso tem uma conotação positiva e isso torna quem sorri mais acessível e empático, abrindo portas no dia a dia. 

Leia também: Cuide dos lábios para manter o sorriso no rosto neste inverno

"Quando a gente pensa que o sorriso é um comportamento e que todo comportamento tem uma consequência, observamos que as consequências de sorrir são sempre positivas. O ser humano quando se depara com um resultado positivo, tende a repetir, a internalizar o comportamento. Tem um ditado escocês que expressa bem essa ideia: 'um sorriso não custa muita energia e pode gerar muita luz'".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.