A estação mais fria do ano pode deixar os lábios secos e rachados, veja nossas dicas para você curtir todos os dias com seu sorriso mais bonito

O inverno chegou. E com o tempo frio e seco, característicos das regiões sul e sudeste do país, torna-se mais frequente o fenômeno dos lábios secos e rachados.  Passar só um "batonzinho" pode apenas disfarçar o problema. Para sorrir bonito o ano inteiro, confira as nossas dicas.

Leia também: conheça 11 segredos que farão você parecer mais jovem

Siga nossas dicas para você curtir todos os dias com seu sorriso mais bonito
Thinkstock Photos
Siga nossas dicas para você curtir todos os dias com seu sorriso mais bonito

Se lábios bonitos não são todos iguais, os lábios secos também não. Para resolver de pronto a questão do seu sorriso, é preciso identificar qual é a causa do problema.

Lábios secos

Esse efeito é causado pela desidratação, por queimadura solar, pelo frio ou pelo clima seco. Alergias a batons, cremes dentais e alimentos ou bebidas também podem estar entre as causas. Beba bastante água; consulte o seu dentista sobre o creme dental,  e enxaguando bem a boca após a higienização; e invista em batons com fator de proteção solar. 

Lábios rachados

Fissuras, rachaduras e lesões além de causar um aspecto negativo ainda podem causar bastante desconforto.  O organismo pode estar reagindo de uma forma mais intensa aos mesmos fatores que levam ao ressecamento dos lábios: frio e secura do ar, alergia a cosméticos, cremes dentais e alimentos.  Excluídas essas causas, o problema também pode ter origem no hábito de sempre lamber os lábios e até em tratamentos quimioterápicos: um dermatologista irá apontar o diagnóstico correto.

Leia também: Conheça os alimentos que acendem e os que apagam a libido

Rachaduras nos cantos dos lábios

Também conhecida como “boqueira”, as rachaduras nos cantos dos lábios causam uma ferida dolorida. As causas para o problema são variadas: a ausência de dentes, que favorece o acúmulo de saliva na região; uso de dentaduras mal adaptadas; falhas na higiene oral; ou uso de remédios inalatórios a base de corticoides. Para evitar o surgimento das rachaduras, vale caprichar na escovação com fio dental e visitar o seu dentista para tirar a prova dos nove.

Para sorrir à toa

Prevenir o ressecamento dos lábios é fácil: basta incluir alguns cuidados básicos na sua rotina beleza.

Leia também: Aparelhos para adultos: sempre é tempo para realinhar o sorriso

Esfoliar regularmente os lábios – no mercado existem produtos específicos para isso. Receitas caseiras também valem: uma que dá conta do recado é misturar mel e açúcar cristal e passar com delicadeza nos lábios, depois é só enxaguar com água corrente;

Dia sim e dia também use um produto hidratante – e vale acrescentar: repasse várias vezes ao longo do dia. Ingredientes como manteiga de karité e óleos são substâncias que tornam batons e gloss mais hidratantes;  as populares manteigas de cacau têm elevado poder hidratante, mas não contam com proteção contra os raios solares.

Evite batons 24h - o produto tem substâncias fixadoras que deixam os lábios secos e ressecados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.