Higiene Oral Básica
enhanced by Google
 

Medicamentos e boca seca

Entenda o efeito colateral de cada um dos medicamentos

Colgate

A maioria dos americanos acha que, nos últimos vinte anos, os medicamentos melhoraram a vida das pessoas nos Estados Unidos (73%), inclusive sua própria vida e as vidas de seus familiares (63%). Mais da metade dos adultos toma algum remédio atualmente e um em cada cinco americanos toma, por dia, quatro ou mais remédios vendidos com receita médica.1
Uma das causas da boca seca ou xerostomia é quando as glândulas salivares não funcionam normalmente, produzindo uma quantidade insuficiente de saliva. Há três glândulas salivares principais na boca e os medicamentos podem afetá-las. Se estiver tomando algum remédio, informe seu médico e seu dentista. A xerosotomia pode atrapalhar algumas funções bucais como deglutição, fala, pode gerar maior número de infecções bucais e aumentar o índice de cárie.

Que remédios tornam a boca seca?

Há mais de 500 medicamentos que podem causar boca seca e, o uso de vários deles ao mesmo tempo, pode aumentar a gravidade do problema2, 3. Os tipos de medicamento que afetam as glândulas salivares são os seguintes:

Anti-histamínicos: Esta categoria de medicamento afeta a produção de saliva. Entre eles estão: Benadryl, Claritin, Zyrtec, etc.
Antidepressivos: As pessoas que tomam antidepressivos também apresentam problemas de boca seca. Este tipo de medicamentos afeta a produção de saliva. Entre eles: Zoloft, Flexaryl and Elavil.
Antieméticos: São remédios prescritos para evitar vômito e náusea na quimioterapia e radioterapia e também usados para tratar de enjoos (por exemplo, Anzemet, Domperidone).
Anti-hipertensivos: Os medicamentos anti-hipertensivos (por exemplo, Albuterol aerossol, Norvasc, Prinivil) são tomados para o controle da pressão arterial.
Antiparkinson: Os medicamentos desta categoria são prescritos para aliviar os sintomas da doença de Parkinson e outras formas de parkinsonismo (por exemplo, Levodopa, Artane).
Antispasmódicos: Estes medicamentos são utilizados para tratar e aliviar as cólicas e espasmos que ocorrem no estômago, intestinos delgado e grosso e bexiga (por exemplo, Diciclomina).
Antipsicóticos: Medicamentos indicados para transtornos psiquiátricos, ansiedade e depressão (por exemplo, Zoloft, Lexapro).
Sedativos: São substâncias que reduzem a excitação, irritabilidade ou ansiedade (por exemplo, Amytal, Valium, Lunesta).

Se estiver tomando algum destes medicamentos, consulte seu médico e dentista para saber como controlar a boca seca. Há medicamentos, vendidos com ou sem receita, que podem aliviar a secura da boca e garganta. Seu médico ou dentista irá ajudá-lo a encontrar alívio para esse efeito colateral crônico.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2013 Colgate-Palmolive.

Leia tudo sobre: remediosboca seca

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG