Branqueamento e Odontologia Cosmética
enhanced by Google
 

Alimentos que ajudam a clarear os dentes

Leites e derivados, frutas, vegetais, castanhas e outros possuem substâncias que são benéficas para a saúde bucal

Aline Viana - especial para o iG

Ter atenção ao alimentar-se, além de garantir mais qualidade de vida, também pode ajudar a ter dentes mais brancos. Sim, porque se existe tipos de alimentos que escurecem a arcada dentária, há também outros que favorecem o seu clareamento. 

Luciana Tubelis, técnica em saúde bucal da Well Clinic, e Alexandre Busab (CRO: 44.969), cirurgião-dentista da clínica Brasil Smiles, identificam abaixo quais são esses alimentos e a melhor maneira de consumi-los. 

Veja na galeria os alimentos que ajudam no clareamento dos dentes: 

Alguns alimentos possuem elementos que ajudam a clarear os dentes. A maçã e a pera são frutas que combinam ferro e cálcio, substâncias que uma vez juntas protegem o esmalte do dente. Foto: iStockO brócolis e a cenoura possuem a mesma combinação de elementos. Porém, para usufruir de todo potencial desses vegetais e frutas, eles devem ser consumidos crus ou cozidos al dente. Foto: iStockIsso acontece porque esta consistência estimula a salivação, mecanismo que promove uma limpeza química natural da boca. O mesmo vale para o rabanete . Foto: iStockO repolho também está nesta categoria de alimentos que protegem o esmalte do dente . Foto: iStockAssim como o pepino, que como já foi dito, é melhor que seja consumido cru . Foto: iStockEncerrando a lista de alimentos que combinam ferro e cálcio na proteção do esmalte temos o espinafre . Foto: iStockFrutas e vegetais com altos índices de vitamina C ajudam a proteger a gengiva, evitando sangramentos, por exemplo. O morango ganha destaque nesse grupo por possuir o ácido málico, substância que tem alto poder adstringente ajuda a evitar manchas nos dentes. Foto: iStockA bromelina, presente na fruta in natura, atua como um removedor natural de manchas. Foto: iStockAs uvas passas ajudam a prevenir doenças periodontais e as cáries por aumentar o fluxo salivar, além de remover resíduos de pigmentação deixados por outros alimentos.Prefira os tipos sem sementes. Foto: iStockA castanha-do-Pará, as demais castanhas e as nozes possuem óleos que ajudam a formar uma película que dificulta a fixação da placa bacteriana e com isso dificulta a pigmentação do esmalte dos dentes. Foto: iStockLeite e derivados são pródigos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láticos. Essas substâncias ajudam a fortalecer e remineralizar o esmalte dos dentes. Foto: iStockO parmesão é rico em caseína, uma substância que ajuda na reparação do esmalte, junto com o cálcio e fósforo, também presentes nesse queijo. Foto: iStockO gengibre é um forte aliado da saúde bucal e dos dentes impecáveis por possuir um poderoso efeito anti-inflamatório. Também ajuda a evitar a pigmentação do esmalte. Foto: iStockAs sementes de gergelim contêm níveis elevados de cálcio, que ajuda a fortalecer os dentes. Foto: iStock



1 - Vegetais e frutas crus ou cozidos al dente
Brócolis, cenoura, espinafre, couve-flor, rabanete, repolho, maçã, pera e pepino são alimentos que combinam ferro e cálcio, substâncias que uma vez juntas protegem o esmalte do dente. Porém, para usufruir de todo potencial desses vegetais e frutas, eles devem ser consumidos crus ou cozidos al dente. Isso acontece porque esta consistência estimula a salivação, mecanismo que promove uma limpeza química natural da boca.

2 - Leite e derivados
Eles são pródigos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láticos. Essas substâncias ajudam a fortalecer e remineralizar o esmalte dos dentes.

3 - Queijo parmesão
Rico em caseína, uma substância que ajuda na reparação do esmalte, junto com o cálcio e fósforo, também presentes nesse queijo.

Veja também: Erros que atrapalham o clareamento dos dentes

4 - Alimentos com vitamina C
Frutas e vegetais com altos índices de vitamina C ajudam a proteger a gengiva, evitando sangramentos, por exemplo. O morango ganha destaque nesse grupo por possuir o ácido málico, substância que tem alto poder adstringente ajuda a evitar manchas nos dentes. Se optar pela fruta, dê preferência aos produtos orgânicos.

5 - Abacaxi
A bromelina, presente na fruta in natura, atua como um removedor natural de manchas.

6 - Uvas passas
Ajudam a prevenir doenças periodontais e as cáries por aumentar o fluxo salivar, além de remover resíduos de pigmentação deixados por outros alimentos. Escolha os tipos sem sementes.

7 - Castanhas
A castanha-do-Pará, as demais castanhas e as nozes possuem óleos que ajudam a formar uma película que dificulta a fixação da placa bacteriana e com isso dificulta a pigmentação do esmalte dos dentes.

8 - Gergelim
As sementes de gergelim contêm níveis elevados de cálcio, que ajuda a fortalecer os dentes.

9 - Gengibre
É um forte aliado da saúde bucal e dos dentes impecáveis por possuir um poderoso efeito anti-inflamatório. Também ajuda a evitar a pigmentação do esmalte.

Leia também: Conheça os tratamentos estéticos odontológicos favoritos dos famosos

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG