Branqueamento e Odontologia Cosmética
enhanced by Google
 

Erros que atrapalham o clareamento dos dentes

Fórmulas caseiras, tratamento sem supervisão e não seguir as orientações do especialista são algumas das atitudes que prejudicam a eficácia do tratamento

Aline Viana - especial para o iG |

Todo mundo quer um sorriso branco e luminoso. Mas para atingir esse objetivo é preciso evitar alguns erros na hora de fazer o clareamento dos dentes. Fórmulas caseiras, por exemplo, não são recomendas porque não há comprovação científica de sua eficácia.

Produtos que provocam abrasão como bicabornato, sal de cozinha e sabão de lavar roupa podem até branquear, mas desgastam o dente em longo prazo, alerta Fernando Tai, dentista especialista em estética e gestor da clínica Care Center Brasil.

Se alguns cuidados não forem observados, o tratamento de clareamento pode ter efeito contrário ao desejado
iStock
Se alguns cuidados não forem observados, o tratamento de clareamento pode ter efeito contrário ao desejado


Há no mercado duas modalidades de clareamento. Uma delas pode ser feita em casa com um gel à base de peróxido de hidrogênio aplicado a uma moldeira, que como o nome indica é um molde no formato dos dentes de quem usa o produto clareador. 

A outra modalidade também prevê o uso do gel à base de peróxido de hidrogênio, mas é feita no consultório e ativada por luzes como laser e LED.

No Brasil, não é possível comprar clareadores sem receita médica, ao contrário de países como os Estados Unidos. Aliás, não se deve nunca comprar produtos como esse em sites, mesmo nos estrangeiros, com alertam os especialistas. 

Saiba mais: Veja quais são os tratamentos estéticos odontológicos mais avançados

Virgínia Maria Circhia Pinto, cirurgiã-dentista com ênfase em reabilitação estética, aponta o risco de não seguir essa recomendação. “As pessoas tentam clarear, compram de sites estrangeiros e aí começam a ter problemas porque não passaram por uma avaliação odontológica prévia.”

“Vemos muita gente fazendo o uso de produto sem orientação profissional. Então, o primeiro erro é automedicação – pra saber se o produto é correto para si, se tem boa procedência, se é o mais indicado para o caso pessoa é preciso orientação do dentista. Há vários tipos de produtos e várias concentrações, alguns são para ser usados por horas”, acrescenta Fernando.

Usando gel à base de peróxido de hidrogênio,o tratamento no consultório é ativado por luzes como laser e LED
iStock
Usando gel à base de peróxido de hidrogênio,o tratamento no consultório é ativado por luzes como laser e LED


Os principais problemas advindos da falta de orientação são o aumento da sensibilidade nos dentes, devido à existência de cáries, por exemplo. “Restaurações mal adaptadas irão sofrer infiltração e causar dor”, observa Virgínia. “Se a pessoa tem tártaro, vai clarear o tártaro, não vai clarear o dente”, adiciona Fernando.  

Leia também: Conheça os tratamentos estéticos odontológicos favoritos dos famosos

No caso do clareamento com moldeira, o paciente deve seguir à risca as recomendações do odontólogo e da bula. Não vale aumentar a quantidade de produto ou o tempo de uso. “O excesso do gel, por exemplo, pode causar queimaduras na gengiva, no lábio ou na bochecha”, alerta Virgínia. 

Alimentos pigmentados como café, vinho, açaí, refrigerantes à base de cola, molho de tomate não estão proibidos durante o tratamento, mas é preferível evitar ou adotar cuidados extras. 

Veja na galeria quais são os tratamento odontológicos favoritos dos famosos: 

Cristiano Ronaldo: possuía dentes amarelados e desalinhados, hoje os dentes são perfeitamente alinhados e brancos . Foto: ReproduçãoZac Efron: ator diminuiu o diastema, espaço entre dois dentes. Foto: Getty ImagesDemi Moore: possuía dentes amarelados, que lhe conferiam um aspecto envelhecido; segundo a imprensa americana, optou pelo uso de facetas . Foto: Getty ImagesDavid Beckham: jogador melhorou muito o aspecto do seu sorriso com o clareamento dentário. Foto: Reprodução/Getty ImagesBelo: corrigiu o alinhamento dos dentes e adotou lentes de contato de porcelana feita a partir deu uma impressora 3D. Foto: ReproduçãoAmy Whinehouse: a cantora possuía dentes tortos e alguns faltavam. Provavelmente, usou aparelho ortodôntico, fez implantes e clareamento. Foto: Getty ImagesWanessa Camargo: a cantora também mudou a aparência dos dentes e ficou com um lindo sorriso. Provavelmente, fez uma gengivoplastia e clareamento. Foto: Reprodução/Divulgação


“A pessoa pode ingerir  esses alimentos, não são proibidos, mas não é recomendado. Você pode tomar um café com leite, se for jantar escolher um macarrão com molho branco em vez do vermelho, que vai ter uma tendência menor a pigmentar. E de preferência, faça uma higienização pouco depois da refeição, ou um bochecho com água”, orienta Fernando.

Após o tratamento, é importante saber que aos poucos a tendência é que o dente volte a amarelar. “O maior erro é o paciente não querer retocar o clareamento e exagerar na escovação, escovar seis, oito vezes ao dia – isso se sobrepõe à recomendação de escovar de três a quatro vezes ao dia e pode causar um dano maior”, conclui Fernando.

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG